Projeto

COMO FAZER UMA MINI RAMPA | BMX

Já faz um tempo que recebemos mensagem com perguntas solicitando medidas e referencias para a fabricação de uma “Mini Rampa”. Em uma pesquisa aprofundada sobre este assunto descobrimos uma serie de detalhes que podem te ajudar no seu projeto.
Descobrimos também que este padrão de medidas ajuda muito na rápida adaptação do rider em pista de competição.  No USA, por exemplo, você encontra o mesmo padrão de transição (quarter ) de pistas de competição sendo usado em pistas de treino, como “Daniel Dhers Action Sports Complex” ou  “Wood Ward“.
Na verdade, este é um assunto bastante extenso que vamos apresentar para você em partes.
A principio vamos falar sobre as dimensões da sua mini rampa, antes de começar a construir é importante que você decida qual será o tamanho dela. Largura, altura e comprimento  são os primeiro detalhes que você deve definir.
Em uma pesquisa mais aprofundada descobrimos que existe uma relação muito importante entre a altura, ângulo da transição (Raio) e comprimento do flat. 
Um padrão de medidas ideais para cada altura de transição que vão garantir o bom funcionamento da pista.
Na pratica queremos dizer que cada ALTURA de quarter tem um RAIO ideal que vai definir o ângulo da transição, que também tem um tamanho certo de FLAT, que vai definir a distancia ideal entre os quarters para uma boa fluidez e embalo um para o outro.
O conteudo desta materia foi acompanhado pela DREAMBMX, especialistas neste assunto. 
Nas ilustrações abaixo você encontra estas referencias que vai te ajudar a definir qual é o tamanho da sua mini rampa.  Escolha a altura e as medidas de raio e flat que acompanham esta referencia.  Não se esqueça de calcular também a largura das plataformas que você deseja fazer.
Agora você já tem a primeira dica para começar a planejas a sua mini rampa. Em breve estaremos postando detalhes de como aplicar corretamente o raio definido para a altura do seu quarter.
É importante deixar bem claro que você ainda vai precisar fazer uma serie de cálculos que vai desde o quantitativo de matérias até o comprimento geral de todo o seu projeto. Estamos aqui com esta matéria para te ajudar a seguir o caminho certo com detalhes que podem ser de muita valia.
3,65m Altura  / 0,61m Vert / 3,04m Raio  / 4,87 Flat 
3,04m Altura  / 3,04m Raio  / 4,87 Flat 
2,43m Altura  / 2,43m Raio  / 4,26 Flat 
1,90m Altura  / 2,43m Raio  / 3,65 Flat 
1,55m Altura  / 2,43m Raio  / 3,04 Flat  
1,20m Altura  / 2,43m Raio  / 2,43 Flat  
1,00m Altura  / 2,13m Raio  / 2,43 Flat 
0,70m Altura  / 1,80m Raio  / 1,80 Flat 

                             Fonte : BMX20